sábado, 20 de março de 2010

Helicóptero movido à água oxigenada é desenvolvido

Um helicóptero movido a peróxidro de hidrogênio (mais conhecido como água oxigenada), foi desenvolvido nos EUA. A empresa Swisscopter, norte-americana lançou o helicóptero que tem foguetes na ponta das hélices, no lugar do convencional motor a combustão no corpo da aeronave. O processo é bastante ecológico e não-poluente, produz apenas oxigênio e água pura.


O processo já era conhecido, a idéia não é nova, existe desde a década de 1950, e já é utilizada pela Marinha dos EUA há tempos. Só que desta vez foi mostrada ao público em um helicóptero comercial protótipo. Os foguetes do Dragonfly DF1, nome do modelo, são movidos a uma mistura de 70% de peróxido de hidrogênio (H2O2), cujos tanques ficam localizados próximos ao acento do piloto.

Esses foguetes não poluem e são capazes de levar o DF1 a uma velocidade de 185 Km/h e a uma altura de 4000 m, com velocidade de subida de 700 m por minuto. Seu peso de 106 Kg (o mesmo que uma moto) pode carregar até 277 Kg, incluindo piloto e combustível.

O princípio é simples: as moléculas de água oxigenada, em presença de certos elementos metálicos, se quebram e soltam o oxigênio "extra", tornando-se água pura. É por isso que a água oxigenada "ferve" em contato com o sangue em ferimentos: o ferro presente no sangue desencadeia o processo. Ao liberar o oxigênio, também é liberada uma certa quantidade de energia, proveniente das ligações inter-atômicas quebradas, e isso pode ser usado para mover a hélice do helicóptero.

A experiência pode ser feita em casa: coloque um pouco de água oxigenada num copinho e coloque dentro um chumbinho de pesca. Todo oxigênio "sobrando" será liberado. Nada acontece ao chumbinho, porque não há reação química (ou seja, os elementos não se combinam), portanto um chumbinho de pesca sozinho é capaz de liberar o oxigênio de toda água oxigenada do mundo. No helicóptero, são usadas concentrações de 70%, ao invés dos 10 ou 20% encontrados em farmácias, o que torna o método bastante potente e apto a levantar do chão uma aeronave. O subproduto disso é também bastante ecológico e não-poluente: apenas oxigênio e água pura.

Outras vantagens do DF1 são maior estabilidade e segurança, já que não possui tantos controles - mais suscetíveis a falhas - e a ausência de torque do motor a combustão (normalmente localizado no corpo do aparelho e inexistentes no DF1) faz com que a hélice da cauda seja apenas para movimentação lateral, não contribuindo para a estabilização do aparelho.

A empresa realizou testes com sucesso em novembro de 2009, adquirindo a licença federal, e se prepara para lançar a aeronave no mercado. Para tanto a Swisscopter disponibilizará acessórios como cobertura, maca médica, tanques para pulverização de lavouras, guinchos, motores mais potentes e instrumentos de navegação conhecidos como aviônicos.

A fabricante dos foguetes é a Tecaeromex, mesma responsável pelos cinematográficos Rocket Belts do agente secreto James Bond.

O helicóptero da Swisscopter promete ser silencioso, leve, não-poluente e de baixo custo. O site da Swisscopter é www.swisscopter.us .

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