terça-feira, 29 de setembro de 2009

Supercomputador tem até 80 núcleos de 1 TB de RAM

Imagine se seu computador tivesse, digamos 10 processadores Quad-Core Xeon 5500 (o mais avançado modelo de quatro núcleos da linha de servidores). Se o seu problema é com memória RAM, então, que tal 1 TB para resolver isso?


Esses números impressionantes é o que a SGI oferece com o seu Octane III, o supercomputador pessoal. São diversas configurações combinadas, e o modelo mais em conta, sai por US$ 8 mil.

Entre as configurações disponíveis, há as seguintes:
- Processadores Quad-Core Xeon 5500 com dois sockets;
- Um processador Quad-Core Xeon 5500 com dois sockets workstation com placa de vídeo NVIDIA avançada ou suporte à outra placa de vídeo;
- 19 processadores Quad-Core Xeon 3400 com um socket;
- 19 processadores Atom Dual Core com um socket.

A SGI diz que o Octane III permite uma "nova era de inovação em ciência estratégica, pesquisa, desenvolvimento e visualização". A empresa diz ainda que é uma forma "barata" de ter um computador capaz de avançadas pesquisas científicas. Talvez seja mesmo... mas bem que queria ver um brinquedinho desse rodando um Modern Warfare 2.

Intel planeja chips de 22nm para 2011


A Intel anunciou na IDF, que aconteceu na última semana, que irá produzir chips de 22 nm em 2011. Mais do que isso, a empresa disse que chegará à escala de 15nm em 2013.

Intel Clarkdale, chip de 32nm

A produção de chips com 32nm deve começar no último trimestre de 2009, com os primeiros modelos já no mercado antes de 2010. Pelo anúncio, os modelos de 22nm, chegariam na mesma época dois anos depois, em 2012.

Já sobre os modelos de 15nm, a Intel não informou se já tem a tecnologia pronta, com ferramentas de produção já desenvolvidas, ou se ainda está em desenvolvimento. Contudo, espera-se o produto no mercado no final de 2013.

A Global Foundries, única fabricante de chips da AMD, planeja fazer a transição da produção para 22nm em 2012, enquanto os de 15nm devem ser produzidos em 2014.

Com chips no tamanho de 15 nm, será possível colocar duas vezes mais transistores do que os modelos de 32nm, gastando a mesma energia, o que tornaria o chip muito mais eficiente.

Nova Placa de Vídeo - Cypress - ATI Radeon HD 5870 GDDR5

TI/AMD mostrou ao mundo sua nova placa de vídeo, a Radeon HD 5870. E, pela informações da placa, nós acreditamos que ela seja uma boa pedida para gamers que querem derreter o cérebro.

Com o nome de guerra Cypress, ela é montada em 40 nanômetros, tem velocidade de clock do processador de 850 MHz, clock de memória de 1,2 GHz em GDDR5 e 1 600 stream processors. Para completar, ela já será compatível com DirectX 11 e terá suporte ao Eyefinity, aquele sistema para juntar seis monitores em um só, lembra?
Para quem gostou e sentiu que, sim, essa é a placa da sua vida, a HD 5870 já está à venda nos EUA, com preço estimado de 379 dólares.



Walt Disney e Panasonic vão vender filmes em cartão de memória


A Walt Disney e a fabricante japonesa de eletroeletrônicos Panasonic se juntaram para lançar filmes em cartão de memória SD, o mesmo tipo de cartão usado para câmeras digitais, filmadoras e laptops. Com isso, consumidores poderão assistir a filmes diretamente em celulares e até em sistemas de navegação para carro.


A novidade deve ampliar as vendas de filmes da Disney, que aposta na nova tecnologia para fortalecer seu mercado. Já a Panasonic acredita que assim vai conseguir transformar seu cartão de memória em um padrão para toda a indústria.

No acordo fechado entre os dois grupos e divulgados, os primeiros filmes já chegaram ao mercado japonês nesse formato agora em setembro. O pacote inclui um DVD e um cartão microSD da Panasonic, com cópia do filme. Assim como já acontece em vários DVDs, o cartão traz um recurso com proteção anti-cópia.

O preço do DVD com cartão será mais caro do que a versão apenas com DVD. Segundo a Disney, a vantagem é que ao oferecer também o cartão de memória, o consumidor tem a facilidade de assistir ao filme enquanto vai do trabalho para casa, por exemplo, da mesma maneira que fazem os consumidores de tocadores de MP3.

Google Wave - O novo meio de se comunicar na Internet


O Google mais uma vez sai na frente e promete criar um novo meio de se comunicar na internet. O nome do serviço é o Google Wave que terá uma versão aberta para testes no próximo dia 30 de setembro voltada ao público em geral. Até o momento, o Wave é voltado apenas para desenvolvedores de aplicativos na internet selecionados pelo Google.
O Google já havia confirmado a data de 30 de setembro no blog do Wave, assim como em grupos de discussão de desenvolvedores. Serão, inicialmente, 100 mil convites distribuídos. O Wave é uma nova plataforma de troca de informações na internet, substituindo e-mails, mensagens instantâneas e permitindo o uso de aplicativos em tempo real (como tradução, por exemplo).

Para tentar conseguir uma conta no Wave, é preciso se cadastrar no endereço http://wave.google.com. Segundo o Google, a base de testes será distinta da usada pelos desenvolvedores, que já conta com mais de 6 mil cadastrados.