sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Intel mostra processador com 48 núcleos

Ainda experimental, novo chip já é capaz de rodar o Windows e Linux
Por Antonio Blanc

Alguns anos atrás, os fabricantes de processadores notaram que para melhorar o desempenho de seus produtos, em vez de aumentar a velocidade do clock o melhor era aumentar a eficiência de cada processador, e apelar para o trabalho em equipe. Logo surgiram processadores para PCs desktop com dois, três, quatro ou até seis núcleos, e parece que esta tendência deve continuar por um bom tempo: a Intel acaba de anunciar um processador com 48 núcleos programáveis, compatíveis com a arquitetura x86.

Batizado pela empresa de Single-chip Cloud Computer (SCC), o novo processador é fruto do projeto “TeraScale Computing” do Intel Labs e funciona como um “datacenter em miniatura”: na verdade ele é um conjunto de 24 processadores “dual-core” em uma única pastilha, interligados por um sistema de rede para comunicação entre os núcleos.

Um sistema de gerenciamento de energia permite ao processador ajustar o consumo de acordo com a demanda atual de processamento, reduzindo-o de 125 Watts (em potência máxima) para apenas 25 Watts (com a maioria dos núcleos ociosos). Segundo a Intel, a tecnologia utilizada no novo chip é escalável para processadores com 100 núcleos ou mais.

A Intel não divulgou informações sobre o poder de processamento de cada núcleo, ou do chip por inteiro, visto que no momento o projeto tem fins apenas de pesquisa. Mas em demonstrações no exterior, o SCC foi visto executando sistemas operacionais como o Windows e Linux.

A empresa já havia demonstrado em 2007 um processador de 80 núcleos, de codinome Polaris, que pode ser visto como um “antecessor” do SCC. Entretanto, o Polaris consistia de 80 núcleos não programáveis, criados apenas para realizar tarefas muito simples e testar o conceito de operação, e o SCC é o primeiro chip em sua categoria capaz de “computação geral”.

Não há previsão de quando ou em que forma o SCC, ou seus descendentes, chegarão ao mercado. Mas no ritmo em que as coisas andam, podemos apostar que é “muito mais cedo do que você imagina”. Em outubro deste ano outra empresa norte-americana, a Tilera Corporation, anunciou um processador baseado na arquitetura MIPS com 100 núcleos. Batizado de Tile-GX, ele deve chegar ao mercado em 2011.

Nenhum comentário: