domingo, 10 de maio de 2009

Jovem cria painéis solares com esmalte e acetona




Uma jovem cientista australiana demonstrou que com matérias simples - e muita criatividade - é possível ajudar o planeta. Nicole Kuepper, 23 anos, criou células fotovoltaicas, usadas para transformar energia solar em energia elétrica, a partir de produtos parecidos com esmalte e acetona, uma impressora e um forno de pizza, baixando o preço da tecnologia.

Os painéis solares criados por Nicole, que é estudante da Universidade de Nova Gales do Sul e já patenteou o processo, são bem mais simples e baratos do que os tradicionais, por não usar tecnologia de ponta, mas mantêm a mesma qualidade.

No processo, ela pulveriza químicos parecidos com esmalte em células de silício e passa essas células finas por uma impressora comum que, em vez de tinta, usa acetona para moldá-las no formato certo. Depois, o material é “assado” em um forno similar ao de pizza, numa temperatura mais baixa do que a do processo normal.

Colecionadora de títulos científicos de prestígio na Austrália, a jovem ressalta que, quando o método começar a ser comercializado, daqui a três anos, ele vai reduzir a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa e das mudanças climáticas.

Nenhum comentário: